Em 28 de novembro de 1970, nasceu a Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda, cuja sigla COAMO foi sugerida pelo cooperado e posteriormente vice-presidente, Gelindo Stefanuto.
Expoente do movimento cooperativista paranaense e brasileiro, o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini plantou em Campo Mourão a semente do cooperativismo, que vem sendo exemplo para todo o país. Entusiasta pelo movimento, o idealizador e presidente da Coamo acredita que está no cooperativismo a solução para os problemas e também para o desenvolvimento da agricultura, motivados pela organização, união e participação dos cooperados.
Para Gallassini, a cooperativa é um importante agente de desenvolvimento por meio de compromisso com os cooperados, disponibilizando relevantes benefícios como assistência técnica para difusão de pesquisa e tecnologia, aumento da produtividade, diversificação e renda da propriedade, além de colaborar decisivamente para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente produtivo.
A Coamo nasceu de idéias e ideais. Nasceu do sonho de 79 agricultores, na busca de uma vida melhor para suas famílias e, hoje, é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto. No Brasil e na América Latina, a Coamo é a maior cooperativa agrícola e uma das maiores empresas do país.
Investimentos - A Coamo atua em Sidrolândia e Maracaju com milhões em investimentos. Em Sidrolândia, foi investido cerca de R$ 54 milhões de reais em instalações que somam 12,440 mil metros quadrados de construção, com a geração de 43 empregos diretos e 34 empregos temporários.
Já em Maracaju, desde o início das atividades, em 2012, já foram investidos mais de R$ 100 milhões visando sempre a melhoria no atendimento e recebimento da produção dos cooperados.
Homenagens - O presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, José Aroldo Gallassini, recebeu nos dias 17 e 18 de outubro, respectivamente, em Maracaju e Sidrolândia, dois títulos de Cidadania Honorária. Com as duas homenagens, Gallassini chegou ao 52º título de municípios paranaenses, catarinenses e sul-mato-grossesenses, além dos títulos do Estado do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Os eventos foram prestigiados por vereadores, prefeitos, deputados, cooperados e funcionários da Coamo dos dois municípios. Em Maracaju, o título foi proposto pela vereadora Eliane Simões Vicensi. “O Dr. Aroldo é antes de tudo um visionário, que acreditou na nossa cidade e no potencial dos nossos agricultores. Com trabalho e firmeza trouxe a Coamo a comunidade de Maracaju com muita segurança, estabilidade e evolução”, afirma.
Para o prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, a Coamo é um exemplo de gestão a ser seguido, inclusive, pelo poder público. “É gratificante participar de um evento como este em que homenageia uma pessoa como José Aroldo. É um líder que olha para o futuro e pensa na melhoria de vida das pessoas”, assinala.
As principais lideranças políticas, empresariais e econômicas de Sidrolândia, além de dois deputados estaduais e um deputado eleito, prestigiaram a cerimônia de entrega do título de cidadão sidrolandense ao engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, numa iniciativa do vereador Waldemar Acosta. “É um empresário de sucesso, um visionário, que já escreveu seu nome na história do município. Um exemplo inspirador”, destaca.
O prefeito Marcelo Ascoli ressalta que Sidrolândia estará sempre de portas abertas para recepcionar todos aqueles que acreditam no potencial do município e fazem investimentos, geram emprego e renda. “A gente vê muitos municípios se transformando após a chegada da Coamo e com Sidrolândia não será diferente”, comenta. A Unidade da cooperativa no município foi inaugurada em janeiro deste ano.
O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, ressaltou a satisfação e orgulho em receber os dois títulos. “Há tempos vínhamos recebendo solicitações de produtores dessas regiões para trazermos nosso sistema cooperativista de resultado que há 48 anos temos implantado, inicialmente no Estado do Paraná, em seguida em Santa Catarina e, posteriormente, no Estado do Mato Grosso do Sul. Em Sidrolândia, inauguramos no início deste ano e, em Maracaju, há seis anos. São unidades importantes em dois municípios que têm grandes produções agrícolas e que vêm recebendo investimentos significativos”, assinala.
“Ao receber estes títulos, sinto-me orgulhoso em ser um cidadão desta terra, onde bravos agricultores deram mostra de sua capacidade e fé num futuro cada vez melhor. Ser cidadão desses municípios muito me envaidece, pois, pertencer a uma comunidade de um povo amigo e solidário é o sonho de qualquer pessoa. Desta forma, tornar-me um dos seus cidadãos é para mim extremamente gratificante”. Destacou o Presidente.
Redação - Noticidade