Publicado em 30/04/2017 às 22:27,
Dois dos seis cães que atuam nas operações do Corpo de Bombeiros, receberam a certificação internacional. O “status”, conferido pela IRO (Internacional Rescue Dog Organisation) que é uma organização internacional de cães de resgate que reúne 116 entidades de cães de resgate de 42 países, possibilita que os animais a partir de agora participem de operações de busca e regaste em qualquer país independente do nível de dificuldade.
Integrantes do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com cães do Corpo de Bombeiros de MS, Duke, treinado pelo capitão Fábio e cabo Thiago, e Cindy, de Coxim, são os primeiros cães de MS a ganharem a certificação, pois em recente treinamento realizado em Santa Catarina demonstraram excepcional habilidade para localizar vítimas, e conseguem seguir à risca os comandos de seus treinadores, com grande nível de obediência.
O evento, em Xanxerê-SC contou com a participação de 25 binômios (cães e Bombeiros) representando vários estados brasileiros e ainda de Uruguai e Colômbia.
Os cães que atuam neste grupo, tem a particularidade de não ficarem isolados em canil. Eles ficam com seus treinadores, para aumentar vínculo e obedeceram melhor os comandos.
Midiamax