Buscar

Contrato emergencial com a Morhena garante retomada na limpeza de lixo e entulhos

A empresa Morhena que assinou um contrato de 180 dias com a prefeitura e retomou o serviço de retirada de galhos e materiais diversos, sofás, geladeiras e outros (menos de construção) e isso deve garantir a limpeza da cidade em poucos dias.

Conforme informações também há o apoio de uma equipe de operações urbanas da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), empresa terceirizada e prefeitura se concentram na limpeza das calçadas e ruas. Nesta semana, as equipes trabalham no quadrilátero central (Centro, Carinhosa e Jandaia), e ainda atuarão no Grande Bairro São Bento e região das aldeias indígenas urbanas.

Combate ao mosquito

Outra ação que contribui para a limpeza pública e à eliminação dos focos do mosquito aedes aegypti foi desencadeada pela Secretaria de Saúde e Comitê Municipal de Combate à Dengue. Na semana passada uma grande mobilização reuniu Agentes de Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de Vigilâncias em Saúde, vários garis, Seinfra, com apoio da Polícia Militar, percorreram todos os imóveis para sensibilizar os moradores sobre a necessidade do envolvimento da população no combate aos focos, a partir da retirada de recipientes que acumulem água de chuva e sirvam de criadouro do mosquito.

A aplicação do inseticida, popularmente chamado de fumacê, está ocorrendo em todos os setores.

As equipes foram recebidas em mais de 80% dos imóveis urbanos, e ainda retiraram depósitos em terrenos baldios e calçadas, onde havia focos do aedes.

De acordo com o secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho, o trabalho não foi realizado em aproximadamente 20% dos imóveis porque estavam fechados, mas a estratégia para o atendimento nestes endereços já está traçada. 

Está comprovado pela Secretaria de Saúde, que 90% focos encontrados estão nas residências e quintais. Portanto, cabe aos moradores contribuírem efetivamente com a limpeza no local onde vivem, se unindo ao trabalho realizado pelo Poder Público.  

Notificações, multas e taxas

O Setor de Posturas Municipal por sua vez, também participa com o árduo trabalho realizado pela Prefeitura para a limpeza urbana e eliminação do mosquito.

Fiscais estão circulando pela cidade, verificando a situação dos imóveis, e os proprietários daqueles lotes ou quintais de residências que estiverem cobertos pelo mato e sujos (contribuindo para a proliferação do aedes) estão sendo notificados para realizar a limpeza, e caso não cumpram a recomendação, estão recebendo multas e Taxa de Limpeza Urbana, previstas na legislação municipal.

- Nós precisamos do auxílio da população neste trabalho, tanto da limpeza urbana quanto do combate aos focos do mosquito aedes aegypti. A Prefeitura está trabalhando com muita dedicação para deixar a cidade limpa, com visual melhor, e livre do mosquito. Se atuarmos juntos, certamente haverá redução nos casos confirmados de dengue, e os nossos bairros terão um aspecto melhor. O Poder Público seguirá fazendo sua parte com nossas equipes da Infraestrutura, Saúde e a empresa terceirizada de limpeza pública – afirmou o prefeito.

Com dados da Assessoria de Comunicação