Publicado em 30/05/2017 às 09:12,

Após caso de gripe A, aulas em escola municipal são suspensas para limpeza

Redação,

As aulas da Escola Municipal Major Y-Juca Pirama de Almeida, localizada na Base Aérea de Campo Grande, foram suspensas nesta segunda-feira (29) para que seja feita higienização em todas as instalações da unidade.

O serviço é realizado depois de pais |descobrirem| que uma aluna de 7 anos foi diagnosticada com gripe A, no dia 12 de maio. Eles cobraram providências por parte da direção da escola e da prefeitura.A limpeza está sendo realizada nas 18 salas de aula e também nas administrativas, além de pátios, cozinha e banheiros. O serviço, que foi agendado na sexta-feira (26), acontece com acompanhamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Semed (Secretaria Municipal de Educação).Na escola foram imunizados 100% dos professores, informou a assessoria de imprensa. A unidade possui 480 alunos e 42 professores. As aulas amanhã ocorrerão normalmente.A repercussão do caso veio à tona somente cerca de 2 semanas depois, quando uma mãe relatou ao Campo Grande News que sua filha, de 7 anos, também foi diagnosticada com gripe A, no dia 22 de maio. A partir daí, os pais iniciaram uma mobilização reclamando da omissão da direção da escola, que não informou o fato à comunidade escolar para que medidas de prevenção fossem tomadas.Na sexta-feira de manhã, a Sesau realizou uma palestra para orientar pais e professores quanto à prevenção do vírus influenza, mas o evento acabou sendo palco de questionamentos por parte do público. No mesmo dia, um grupo de 50 pais protocolou abaixo-assinado junto à Semed, solicitando vacinação contra gripe a todos os alunos matriculados na escola.Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou, no sábado (27), que não há previsão para vacinação das crianças, pois elas não se enquadram no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde, que é de até 5 anos, e que a decisão só poderá ser definida após o encerramento da campanha nacional de vacinação, prorrogada até 09 de junho.Esclareceu também que, dentre as medidas adotadas junto aos pais, está a orientação quanto à profilaxia, ou seja, limpeza das mãos e superfícies.|Em exemplo, foi explicado aos pais para que os alunos tragam de casa seus objetos de uso pessoal como: toalha, álcool em gel e garrafa de água|, informou.

O serviço é realizado depois de pais |descobrirem| que uma aluna de 7 anos foi diagnosticada com gripe A, no dia 12 de maio. Eles cobraram providências por parte da direção da escola e da prefeitura.

A limpeza está sendo realizada nas 18 salas de aula e também nas administrativas, além de pátios, cozinha e banheiros. O serviço, que foi agendado na sexta-feira (26), acontece com acompanhamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Na escola foram imunizados 100% dos professores, informou a assessoria de imprensa. A unidade possui 480 alunos e 42 professores. As aulas amanhã ocorrerão normalmente.

A repercussão do caso veio à tona somente cerca de 2 semanas depois, quando uma mãe relatou ao Campo Grande News que sua filha, de 7 anos, também foi diagnosticada com gripe A, no dia 22 de maio. A partir daí, os pais iniciaram uma mobilização reclamando da omissão da direção da escola, que não informou o fato à comunidade escolar para que medidas de prevenção fossem tomadas.

Na sexta-feira de manhã, a Sesau realizou uma palestra para orientar pais e professores quanto à prevenção do vírus influenza, mas o evento acabou sendo palco de questionamentos por parte do público. No mesmo dia, um grupo de 50 pais protocolou abaixo-assinado junto à Semed, solicitando vacinação contra gripe a todos os alunos matriculados na escola.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou, no sábado (27), que não há previsão para vacinação das crianças, pois elas não se enquadram no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde, que é de até 5 anos, e que a decisão só poderá ser definida após o encerramento da campanha nacional de vacinação, prorrogada até 09 de junho.

Esclareceu também que, dentre as medidas adotadas junto aos pais, está a orientação quanto à profilaxia, ou seja, limpeza das mãos e superfícies.

|Em exemplo, foi explicado aos pais para que os alunos tragam de casa seus objetos de uso pessoal como: toalha, álcool em gel e garrafa de água|, informou.

Campo Grande News