Publicado em 21/05/2025 às 17:17,

Sidrolândia registra mais duas mortes por SRAG e chega a 5 óbitos; vacinação segue disponível para toda população

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: ilustrativa

Mais dois óbitos foram registrados em Sidrolândia causados por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), sendo um homem de 54 anos e uma criança com apenas um mês de vida.

Segundo informações, o homem estava internado em Campo Grande, no Hospital Adventista do Pênfigo, com influenza e acabou indo a óbito na terça-feira (20). Já a criança estava na Santa Casa, também na Capital, e foi a óbito nesta quarta (21), devido a bronquiolite infantil.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) reforça a importância da vacinação contra a influenza, que previne a evolução de casos graves até mesmo de outros vírus gripais. A vacina está disponível para todo público, com foco nos grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes, que são os mais sensíveis aos vírus.

Conforme a última atualização, já foram aplicadas 9.120 doses em Sidrolândia, destas, aproximadamente 3.321 pertencem ao grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes), e correspondem a cerca de 36% do objetivo da cobertura vacinal.

A SMS também ampliou o horário de atendimento da ESF (Estratégia Saúde da Família) Malvinas, localizada na Rua General Pinho, 738-890, no bairro São Bento, para ser um ponto fixo de vacinação. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, exclusivamente para aplicação da vacina contra a gripe.

A vacinação segue disponível também nas demais unidades de saúde, de acordo com os horários regulares, e continuará sendo intensificada conforme a evolução do cenário epidemiológico. A secretaria também mobilizou equipes para visitar empresas de Sidrolândia, onde vacinam os colaboradores, sem a necessidade deles deslocarem até as unidades de saúde.

Bronquiolite infantil – Recentemente, o Dr. Maurício Anache, pediatra de Sidrolândia, explicou, através dos canais da secretaria, que a bronquiolite é uma infecção viral que causa inflamação e obstrução dos bronquíolos, as pequenas vias aéreas nos pulmões e que em caso de sintomas como tosse persistente, respiração acelerada e febre alta, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente.