Buscar

Sidrolândia, Maracaju e mais 41 entram na bandeira cinza, de grau extremo da Covid-19

Cb image default
Mapa Prosseguir tem 43 municípios na bandeira cinza. (Foto: Divulgação SES)

Os municípios de Sidrolândia, Maracaju e mais 41 cidades de MS, inclusive a Capital estão na bandeira cinza do mapa de Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), o que indica grau de risco extremo para Covid-19.

Decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também publicado nesta quinta-feira torna o Prosseguir obrigatório. Antes, era apenas uma recomendação. É o pior mapa do Prosseguir até agora. Outros 29 municípios têm bandeira vermelha. Estão em situação mais tranquila 7 cidades com classificação laranja: Paranhos, Glória de Dourados, Caracol, Jateí, Taquarussu, Rio Negro e Paraíso das Águas.

Bandeira cinza - Os municípios com bandeira cinza tem de retomar o toque de recolher a partir de 20 horas. Na lista de liberações para funcionamentos estão 51 atividades permitidas. Mas as regras estão bem distantes do que seria um "lockdown", com academias e igrejas liberadas. Esta faixa cinza suspende aulas presenciais; fecha parques públicos; obriga o distanciamento social e uso de máscara em locais públicos, dentre outras medidas que serão mais detalhadas nos decretos municipais.

As medidas restritivas valem a partir desta sexta-feira (11) e vão até 24 de junho.

A faixa cinza também sugere a ampliação de leitos UTI em hospitais, contratação de leitos extras em hospitais particulares e ampliação da quantidade de remédios em unidades de saúde.

Os municípios que estão nessa faixa são: Corumbá, Porto Murtinho, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Maracaju, Itaporã, Sete Quedas, Japorã, Coronel Sapucaia, Amambaí, Itaquiraí, Iguatemi, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Itaporã, Rio Brilhante, Deodápolis, Maracaju, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado, Água Clara, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Terenos , Novo Horizonte do Sul e Ivinhema.