Buscar

Sidrolândia e Maracaju estão entre as 10 com mais casos de dengue confirmados no Estado

Cb image default
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito. (Foto: Arquivo)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgou um Boletim Epidemiológico com os dados da dengue em MS. Sidrolândia e Maracaju estão entre os municípios com mais casos confirmados no Estado.

Segundo o Boletim divulgado na quarta-feira (15), Maracaju está na 6ª posição com 334 casos de dengue confirmados, e Sidrolândia está na 9ª posição, com 194 casos. Além dos casos confirmados, os municípios ainda aparecem na lista de cidades com maior incidência dos casos prováveis.

Incidência de casos prováveis

A estratificação de risco para os municípios usa como ponto de corte valores de referência das taxas de incidência calculada com os números absolutos de casos prováveis divididos pela população residente de cada município vezes 100.000 habitantes. Assim, os municípios são classificados como de baixa incidência: abaixo de 100 casos por 100.000 habitantes; incidência moderada: de 100 a 300 casos por 100.000 habitantes e alta incidência: acima de 300 casos por 100.000 habitantes.

Na 15ª posição, Sidrolândia está com 781 casos prováveis e com incidência de 1.318,3. Já Maracaju está na 20ª posição com 517 casos prováveis e incidência de 1.076,6. O boletim ainda aponta que o Estado continua na décima posição entre os estados com maior incidência de dengue em todo o Brasil.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que diminuam a exposição da pele durante o dia (quando os mosquitos são mais ativos) proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.