Buscar

Riedel diz que uso de máscara em ambiente fechado continua recomendado em MS

Cb image default
Presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel. (Foto: Noticidade)

O presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, anunciou nesta quarta-feira (03) mudanças nas estratégicas de divulgação das bandeiras, ou seja, do mapa de risco epidemiológico. Ele falou também sobre o uso de máscaras, reforçando que não haverá alteração no Decreto de junho de 2020 que obriga o uso em locais fechados e de aglomeração de pessoas, lembrando que em locais abertos não há essa exigência.

“A metodologia continua a mesma, passaremos aos municípios, as bandeiras serão ferramentas para os gestores dos municípios, mas a divulgação não será mensal, continuaremos acompanhando, apenas caso seja necessário, caso volte o aumento da pandemia. Não é uma situação definitiva”, disse Riedel durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

O decreto nº 15.456, de 18 de junho de 2020, dizia que era obrigatório o uso em determinados ambientes de acesso público. No entanto, ele não dispunha sobre o uso em locais abertos. "Já está posto em nosso decreto, ambientes abertos não têm obrigação de máscara", diz Riedel.

Contudo, o titular da Infraestrutura falou hoje que está "recomendando fortemente" o item. Além disso, o governo fala em caráter de recomendação, não mais de obrigatoriedade. Decreto ainda deverá ser publicado oficializando medidas. "Achamos importante manter [recomendação] em ambientes de aglomeração e ambientes fechados".

O principal motivo para a descontinuidade da regra é o avanço na vacinação, que já atingiu ao menos 65% da população sul-mato-grossense. Por enquanto, o governo estadual segue descartando o passaporte da vacina.