Buscar

Por Alexandre Alonso: Dores frequentes no ombro, o que pode ser?

Cb image default
Divulgação

A dor no ombro é um sintoma comum e que atinge diversas pessoas, independente do sexo ou mesmo idade. Geralmente, essa condição aparece em jovens atletas que realizam movimentos excessivos através da articulação, como jogadores de tênis e ginastas, mas também pode aparecer em idosos como um problema resultante do desgaste da articulação.

Com a dor no ombro, existem diversas complicações que podem estar relacionadas a este sintoma. Dentre as principais delas, estão:

• Bursite — Causada pela inflamação da bursa, uma estrutura responsável pela proteção de músculos dos ossos e tendões. Uma condição muito comum em pacientes que tendem a realizar exercícios repetitivos com o braço (pintar, treinar braços na academia, nadar);

• Tendinite — Uma condição parecida com a Bursite, mas que causa inflamação dos tendões do ombro. Existem casos onde o paciente pode apresentar ambas condições, visto que elas têm fatores semelhantes e podem se manifestar nas estruturas ao mesmo tempo.

• Artrose — Ainda que seja mais comum em idosos, pacientes mais jovens podem sofrer com este problema, principalmente aqueles que são atletas e fazem o uso excessivo da articulação para seus exercícios.

• Capsulite Adesiva — Também chamada de “ombro congelado”, é uma inflamação crônica do ombro e provoca a limitação dos movimentos da articulação. Esse problema é mais comum em mulheres com mais de 40 anos e já tiveram seu braço imobilizado por mais de 2 meses.

O diagnóstico das complicações listadas acima pode ser realizado através de uma consulta pelo médico especializado, onde o profissional avaliará as estruturas do ombro, a intensidade da dor, entre outros aspectos.

Existem diversos procedimentos, inclusive minimamente invasivos, que podem auxiliar no tratamento das dores no ombro e permitir a qualidade de vida do paciente, como por exemplo a medicina regenerativa, onde os tecidos inflamados são substituídos. Dentre outras possibilidades há também o uso de ácido hialurônico e medicações para alívio da dor.

Editorial de Alexandre Alonso, Médico Anestesiologista. (CRM 7600 / RQE 5614)

O médico - Alexandre é bastante conceituado na região, especialista em tratamentos avançados para dor, médico anestesiologista, pós-graduado em medicina intervencionista na dor pelo Hospital Albert Einstein.

Ele também tem pós-graduação em Nutrologia esportiva, trabalha com emagrecimento, hipertrofia, implantes hormonais e tratamento de dor crônica.

A clínica fica localizada em Maracaju na Avenida Mário Correia 1781. Para mais informações ou consultas: WhatsApp (67) 99602-4620.