Buscar

Personagem Mais Milho 2021: Produtores de Goiás e Sidrolândia são os vencedores

Cb image default
Carine Schneider, de Chapadão do Céu (GO), e Cláudio Stefanello, de Sidrolândia (MS), receberam a homenagem do Projeto Mais Milho

A produtora Carine Schneider, de Chapadão do Céu (GO), e Cláudio Stefanello, de Sidrolândia (MS), foram os dois vencedores do Personagem Mais Milho 2021, premiação realizada pelo Projeto Mais Milho, do Canal Rural.

Carine Schneider faz parte da nova geração de mulheres à frente das fazendas, decidindo desde o plantio até o momento certo de comercializar a produção. Ela nasceu no meio da lavoura e, desde muito jovem, foi incentivada a participar das decisões.

Em 2015, juntou-se a amigas para criar o grupo FAZ, formado por nove mulheres, todas ligadas ao agronegócio. A cada dois meses elas se reúnem para tratar de temas específicos e de interesse comum, sempre em busca de soluções.

Já Cláudio Stefanello planta soja em outubro e, em janeiro, cultiva 100% de milho safrinha. Segundo ele, a cultura tem migrado para a segunda safra e hoje é uma realidade que melhora todo o sistema produtivo.

Sidrolândia, onde Stefanello está sediado, é o segundo município que mais produz milho em Mato Grosso do Sul. De acordo com o produtor, apostar na safrinha ajuda a reduzir o custo fixo da soja pela metade.

Além de premiar os dois produtores escolhidos por voto popular – reconhecendo, por extensão, o trabalho de todos os agricultores que se dedicam ao cultivo de milho no país -, o Projeto Mais Milho também homenageou Alysson Paolinelli, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

O Projeto Mais Milho é uma realização do Canal Rural, Abramilho e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).