Publicado em 23/04/2023 às 19:57,

MS teve a segunda maior produção de etanol de milho do Brasil

Campo Grande News,
Cb image default

Fábrica da Inpasa instalada em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Semadesc)

Mato Grosso do Sul teve a segunda maior produção de etanol de milho do Brasil, na safra 2022/2023. Com apenas uma usina em operação, a produção correspondeu a 21,91% do volume de todo o País. Os dados são do levantamento feito pela Unem (União Nacional do Etanol de Milho) e divulgados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Mato Grosso lidera o ranking da produção do biocombustível. Em seguida está Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo. O Brasil já conta com 20 usinas de etanol em operação com capacidade instalada de 6 milhões de metros cúbicos para a safra 2023/2024.

Conforme o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, foram 0,71 milhões de metros cúbicos produzidos, dentro de uma produção total de 4,38 milhões de metros cúbicos do combustível no país.

“Segundo a Unem, a estimativa para a safra 2023/24 é de 1,14 milhões de metros cúbicos de etanol de milho produzidos ainda por apenas uma das usinas de etanol instaladas no Estado. A Neomille, em Maracaju, vai iniciar sua produção até o final de 2023, enquanto a Inpasa, em Dourados, já está em operação e pleno funcionamento”, lembra Verruck.

Conforme a Biosul, a produção total de etanol em Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 3,2 bilhões de litros. O montante é 33% maior se comparado com a safra passada, contando com a participação do etanol de milho.