Buscar

Mês da Mulher: Sicredi Pantanal MS oferece capacitação em defesa pessoal e mecânica básica para colaboradoras

Com a finalidade de proporcionar ferramentas de proteção às mulheres, a Sicredi Pantanal MS realizou no último sábado (11) um evento diferenciado para as colaboradoras da cooperativa: um workshop sobre Defesa Pessoal e Mecânica Básica. A iniciativa compôs a comemoração do Dia Internacional das Mulheres, que acontece no dia 08 de março.

Hoje eu estou aqui apenas para aplaudi-las. Reconhecemos que o mundo é mais perigoso para as mulheres e por isso o curso de defesa pessoal se faz importante. Espero que vocês nunca precisem, mas se isso acontecer, já estão mais preparadas. E o de mecânica acaba indo no mesmo caminho, afinal, se furar o pneu do seu carro na estrada e vocês não souberem trocar, há risco ao esperar ajuda”, afirmou o presidente da Sicredi Pantanal MS, Emerson Perosa.

As aulas de defesa pessoal foram aplicadas pelo atleta patrocinado pelo Sicredi, João Marcelo Atagiba Pinheiro, vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu (ISBJJ/CBJJD) e campeão de diversos títulos nacionais e regionais. “Muitas vezes os homens são mais fortes, mas vocês podem vencer na agilidade e na precisão de um bom golpe de defesa. Lembre-se de tentar manter a calma. Isso é muito importante”.

Na sequência, o professor Fernando Frozza deu dicas fundamentais para o cuidado do carro e técnicas de trocar o pneu com menos força e mais precisão. “Essa iniciativa tem uma missão muito nobre que é auxiliar as mulheres em vários pontos, entre eles conhecer o básico do funcionamento de um carro pra não ser enganada por profissionais antiéticos que podem querer tirar proveito do desconhecimento delas”.

Para a assistente de negócios da agência Sicredi de Miranda, Jesselly de Souza da Silva, o sábado foi produtivo e de um grande encontro. “Como foi bom. Quando o pai da minha filha mais velha faleceu, por muitas vezes, eu me senti enganada por alguns maus profissionais de mecânica. É por isso que eu achei importante abordar tanto este tema como o de defesa pessoal”.

Ao todo, 55 mulheres participaram do evento realizado no sindicato rural de Maracaju e o restante do quadro de 100 colaboradoras, entre efetivas, terceirizadas e conselheiras que não puderam estar presentes, acompanharam o evento na transmissão realizada no YouTube da cooperativa.

Na abertura, o presidente da Sicredi Pantanal MS, Emerson Perosa, salientou que o momento era especial e merecido. “Hoje eu não quero ser aplaudido, eu estou aqui para aplaudir todas vocês. Sei que muitas mulheres não puderam vir, e sei que boa parte dessa ausência é devido à maternidade, a esta dupla jornada que faz parte da realidade de muitas. Então a vocês, mulheres que estão em casa, acompanhando a transmissão ao vivo, fica aqui também o meu abraço e o meu carinho”.