Buscar

Inmet emite alerta de vendavais e alagamentos para cidades de MS

Cb image default
Foto: Arquivo - Noticidade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestades para Sidrolândia, Maracaju e mais 77 cidades de Mato Grosso do Sul.

O primeiro aviso, com grau de severidade de perigo, tem validade estendida até 10h de quinta-feira (26). O volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Estão listadas as cidades: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Com menor intensidade, mas com grau de perigo potencial, o segundo aviso indica chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. O risco de danos é menor.

A incidência de chuvas intensas pode ser registrada em: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Nioaque, Paranhos e Porto Murtinho.

Instruções

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil, ligue 199, e ao Corpo de Bombeiros, ligue 193.