Publicado em 06/05/2020 às 09:00,
A frente fria que atravessa Mato Grosso do Sul trouxe chuva logo nas primeiras horas desta quarta-feira (6) e dois alertas foram emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O dia segue nublado em todo o Estado e com queda de temperatura.
Em Sidrolândia, a máxima não passa dos 23ºC e a mínima fica na casa dos 15ºC. Já em Maracaju, a temperatura máxima será de 22ºC e a mínima 11ºC. Em boa parte do Estado os termômetros marcam 27°C a máxima e 11°C a mínima, com possibilidade de declínio.
Para quinta e sexta-feira a temperatura mínima pode chegar a 6ºC, retornando aos 11ºC no fim de semana e subindo no decorrer da próxima semana.
Em Campo Grande, apesar da chuva, a umidade relativa do ar permanece baixa, varia de 35% a 65%. As temperaturas ficam entre 15°C e 23°C e o dia será nublado.
Alertas - O Inmet emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul, nesta quarta. O primeiro de queda brusca de temperatura para todo o Estado válido até às 6h da manhã da sexta-feira (8). Em algumas cidades os termômetros podem chegar aos 6°C.
Já o segundo aviso é de risco de tempestade para 50 cidades válido até às 12h. As chuvas podem atingir os 50mm/dia e os ventos podem chegar os 60km/h. O instituto alerta para o risco de queda de granizo, alagamentos, queda de árvores, estragos em plantações e possível falta de energia elétrica.
Os municípios em alerta são Amambaí, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradinha, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã.
Além de Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
Cuidados - O Inmet deu alguns avisos aos moradores, como em caso de rajadas de ventos, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de quebra e descargas elétricas. Pediu também que os motoristas não estacionem perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, pediu que os moradores evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas e, em caso de emergência ou mais informações, devem comunicar a Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiros, no 193.