Buscar

Excesso de chuva impede colheita e gera atoleiro em lavouras da região

O excesso de chuva tem prejudicado produtores rurais na região, imagens de lavouras de Maracaju registradas ontem chamam a atenção e estão repercutindo na Imprensa nacional.

De acordo com informações de produtores, com o excesso de água, a colheita no Mato Grosso do Sul ficou comprometida. Nas últimas semanas, os produtores de Maracaju tinham avançado na colheita da soja, principalmente no fim de semana passado. As colheitadeiras entraram em campo, mas aí veio a chuva de novo em excesso e acabou pegando alguns produtores de surpresa.

Apenas no primeiro dia de março, algumas cidades registraram chuvas acima dos 40 milímetros, com rajadas de vento de quase 80 quilômetros por hora.

Apesar da chuva, a estimativa de produtividade ainda gira em torno de 56 a 60 sacas por hectare, segundo pesquisadores. Maracaju tem mais de 300 mil hectares destinados ao cultivo da soja e ao longo dos anos foi ganhando destaque pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologias como em variedades de soja e agricultura de precisão. O produtor maracajuense também vem ocupando lugares de destaque nacional por ser muito técnico, o que contribui para mais inovação e pesquisa no agronegócio.

Bela Vista, Maracaju, Sidrolândia, Costa Rica, Porto Murtinho, Ponta Porã, Amambai, Coxim, Angélica e Itaporã foram algumas das cidades atingidas com o excesso de chuva em MS.

Apesar desse início chuvoso, a previsão para março e maio indica 40% a 60% de chuva abaixo da média histórica. As regiões centro-sul, oeste e leste devem ser as mais afetadas.