Buscar

Estudantes de Sidrolândia, Maracaju, MS e MT criam série de desenhos animados sobre sustentabilidade

Instituições e escolas da rede pública do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão recebendo uma sessão com 12 desenhos animados produzidos por alunos de 6 a 12 anos em oficinas do projeto Circuito Cultural no Centro-Oeste - “De Criança para Criança”.

Esta é a primeira vez que eles devem assistir a uma série com histórias que eles mesmos criaram sob orientação dos professores trazendo questões importantes sobre sustentabilidade e a importância do agronegócio em suas regiões.

Patrocinado pela Áster Máquinas, concessionário John Deere em MT e MS, esta é a segunda etapa do projeto que começou em 2022 com oficinas de criação que incluíram atividades de desenho, narração e composição de histórias. Em Mato Grosso do Sul, o projeto passa por Maracaju, Sidrolândia, Campo Grande e São Gabriel do Oeste. Já em Mato Grosso, as exibições ocorrem em Cuiabá, Diamantino, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá e Juara.

Em vídeos com duração média de dois minutos, eles falam sobre a importância dos rios para o plantio, sobre as quatro estações do ano, trazem informações sobre as belezas do cerrado, energias renováveis, economia circular, além de falar sobre a tecnologia e o futuro na fazenda.

“Esta experiência comprova o quanto nós podemos e devemos aprender com as crianças e com o seu olhar criativo para o cotidiano, típico desta idade. Sobretudo aqui no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que têm características regionais, culturais e econômicas fortemente ligadas ao agro”, revela Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.

Com realização da NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, a ação contribui para ações estipuladas pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas. “O projeto tem levado para a sala de aula uma metodologia que usa atividades lúdicas para estimular a produção de conhecimento, atendendo alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de ações culturais e educacionais em escolas públicas”, revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.

Com produção audiovisual da Tocha Filmes, os professores tiveram um papel fundamental em todo o processo criativo, pois foram responsáveis pela aplicação das atividades de desenho, gravação dos áudios e envio dos trabalhos para posterior animação. Todas as etapas tiveram uma duração de sete meses. Agora, as exibições itinerantes passam pelas 12 cidades até o dia 18 de outubro, impactando 1440 alunos, sendo 120 por cidade.

Em Cuiabá, haverá uma sessão interna para filhos de colaboradores da Áster Máquinas no dia 15 de setembro, com a apresentação dos filmes no metaverso da Áster, a ÁsterLand, com os óculos de realidade virtual. Nas filiais, os filmes serão apresentados em outubro, em alusão ao Dia das Crianças.

Premiação

Depois de exibidos em primeira mão aos estudantes, os vídeos devem ser disponibilizados em uma plataforma de votações, quando serão avaliados e escolhidos pelo público. A escola responsável por produzir o melhor vídeo será premiada com um telão, que será utilizado para promover atividades culturais e educacionais na escola.

Cronograma

Maracaju e Sidrolândia já foram visitadas nesta semana. 

15/09 | Campo Grande, MS

18/09 | São Gabriel do Oeste, MS

22/09 | Cuiabá, MT

02/10 | Diamantino, MT

04/10 | Barra do Bugres, MT

06/10 | Tangará da Serra, MT

09/10 | Sapezal, MT

11/10 | Campo Novo do Parecis, MT

16/10 | Nova Maringá, MT

18/10 | Juara, MT

Sobre a Áster Máquinas

Fundada em Campo Novo do Parecis (MT) em 1997, a Áster soma 26 anos de atuação e opera como concessionário John Deere. Sua atuação totaliza 11 unidades em MT e MS. Além da venda de maquinários, a empresa presta serviços técnicos a produtores rurais, comercializa peças e oferta soluções de agricultura de precisão.

Sobre a NTICS Projetos

A NTICS Projetos é uma empresa do Grupo Nest e atua há mais de 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos, há cinco anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.