Responsável por provocar dores na região dos glúteos que podem se irradiar até o pé, além de vários outros desconfortos, a ciatalgia ou dor no nervo ciático é uma das principais queixas dos pacientes nas clínicas médicas.
Neste conteúdo, vamos conhecer um pouco mais desta condição, quais seus principais sintomas e os principais tratamentos indicados. Confira:
O que é a Ciatalgia?
A ciatalgia, também conhecida como ciática, é o termo utilizado para definir a dor que se manifesta por todo o nervo ciático. Este nervo, responsável pelo controle e a sensibilidade de diversos músculos, é um conjunto de raízes nervosas que se estende da parte inferior da coluna até a perna e o pé.
Quando ocorre a compressão ou mesmo a inflamação deste nervo, o paciente pode sofrer com dores acompanhado de formigamentos e dormência na perna, um quadro do qual denominamos “ciatalgia”.
Quais as causas da Ciatalgia?
Geralmente, a ciatalgia está relacionada a problemas que provocam a compressão das raízes que compõem o nervo ciático, como a hérnia de disco e o esporão ósseo, também chamado de "bico de papagaio”.
Existem outras causas responsáveis por comprimir o nervo ciático, como anomalias musculares (ex: síndrome do piriforme), tumores e alterações inflamatórias articulares (ex: sacroiliite).
Quais os sintomas desta condição?
Além da sensação da dor, onde muitos pacientes a descrevem como “pontadas” ou “músculo machucado”, seja logo depois de realizarem atividades físicas mais intensas ou ficar sentado por muito tempo, a ciatalgia pode provocar outros sintomas como:
• Sensação de formigamento na panturrilha, perna e pé;
• Redução de sensibilidade (dormência);
• Dores ao flexionar o joelho para trás;
• Dor ao dobrar a coluna; Dor ao caminhar; Dor ao tossir; Perda de força na perna (nos casos mais graves).
Quais as principais formas de tratamento?
As opções de tratamento dependem de acordo com o caso clínico, ou seja, a avaliação médica se faz essencial para entender quais caminhos a serem seguidos. Diante disso, existem diversas possibilidades para tratar a dor ciática, sendo elas:
• Orientações posturais (o profissional dialoga a respeito da postura do paciente ao se sentar, levantar, dormir, entre outros);
• Uso de medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios);
• Infiltrações (injeções de corticoides no local para amenizar a dor).
Através deste conteúdo, decidi compartilhar a respeito da Ciatalgia para melhorarmos nosso conhecimento, nos permitindo reconhecer os possíveis sintomas e quais as possibilidades de tratamento disponíveis para esta condição.
Editorial de Alexandre Alonso, Médico Anestesiologista. (CRM 7600 / RQE 5614)
O médico - Alexandre é bastante conceituado na região, especialista em tratamentos avançados para dor, médico anestesiologista, pós-graduado em medicina intervencionista na dor pelo Hospital Albert Einstein.
Ele também tem pós-graduação em Nutrologia esportiva, trabalha com emagrecimento, hipertrofia, implantes hormonais e tratamento de dor crônica.
A clínica fica localizada em Maracaju na Avenida Mário Correia 1781. Para mais informações ou consultas: WhatsApp (67) 99602-4620.