Buscar

Editorial: Artrose do quadril, um problema doloroso e limitante, por Alexandre Alonso

Cb image default

Artrose do quadril é o nome dado ao desgaste gradual da cartilagem articular que compõe a região e que pode implicar na exposição do tecido ósseo causando dor. Trata-se de uma doença degenerativa crônica e, portanto, não tem cura.

Também chamada de osteoartrite, osteoartrose, artrite degenerativa do quadril ou coxartrose, essa condição atinge especialmente mulheres na terceira idade e pode resultar em alto grau de incapacidade locomotora.

As causas são divididas em primária, quando não se sabe a origem exata e associa-se a questões genéticas/ hereditárias, e secundária, caso o paciente tenha histórico de problemas no quadril, como: artrite séptica, reumatismos, displasia do desenvolvimento do quadril, sequelas de fraturas, operações prévias, entre outros.

O tratamento pode ser conservador, focado na mudança do estilo de vida e uso de medicamentos, ou cirúrgico (escolhido de forma individualizada). Independente da intervenção, o intuito sempre será devolver a qualidade de vida do paciente e controlar a evolução do transtorno.

Existem também outros procedimentos que estão disponíveis para quem sofre com a artrose, sendo eles:

Infiltração com ácido hialurônico — Neste caso, o ácido hialurônico serve para lubrificar a cartilagem do local, impedindo o progresso da artrose e reduzindo a manifestação de sintomas.

Medicina Regenerativa — Através do uso de componentes do sangue do próprio paciente, é possível tratar o tecido doente (neste caso a articulação desgastada) e as lesões causadas por ela, além de permitir que volte a realizar suas funções antigas sem complicação.

Denervação Percutânea — Realiza a “destruição” do nervo que ocasiona a dor com ajuda da radiofrequência. Com isso, há uma melhora na dor e na qualidade de vida do paciente. É mais recomendado em casos graves da artrose.

Os tratamentos acima só podem ser indicados após uma avaliação médica.

Tem alguma dúvida sobre essa doença? Permita-me ajudar!

Dr Alexandre Alonso, Médico Anestesiologista. (CRM 7600 / RQE 5614)

Para mais informações: 📲 99602-4620. Siga @dralexandre.alonso

Cb image default

O médico - Dr Alexandre Alonso é bastante conceituado na região, especialista em tratamentos avançados para dor, médico anestesiologista, pós-graduado em medicina intervencionista na dor pelo Hospital Albert Einstein.

Ele também tem pós-graduação em Nutrologia esportiva, trabalha com emagrecimento, hipertrofia, implantes hormonais e tratamento de dor crônica. “Trabalhamos com uma abordagem totalmente diferenciada com técnicas minimamente invasivas que visam o bem-estar dos nossos pacientes, reabilitação e socialização”, destacou Alexandre.

Sobre a Clínica - É um centro de saúde, que surgiu com a proposta de ser referência no tratamento da dor. Instalações projetadas para criar uma atmosfera familiar, propiciando aos pacientes e familiares mais tranquilidade, conforto, segurança e calor humano. Suporte íntegro e integral à saúde, com a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio de técnicas minimamente invasivas, ou seja, sem a necessidade de cortes ou incisões cirúrgicas convencionais.