Buscar

Depois de 1 ano de pandemia, escolas estaduais preparam-se para volta às aulas presenciais

Cb image default
Divulgação

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul prepara-se para retomar as aulas presenciais nesta segunda-feira (4), após um ano e nove meses de suspensão devido à pandemia de covid-19. Os alunos começaram a estudar em casa e aos poucos voltaram à sala de aula.

Até então as escolas tinham aulas com turmas reduzidas e alternadas, mantendo o ensino remoto em parte. Agora, todos os alunos retornam, ainda sob normas de biossegurança.

O secretário de Estado de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), Eduardo Riedel, afirmou que haverá “lotação normal dentro das salas de aula, independente do grau de risco do município”.

Esse retorno será concomitante ao início do quarto bimestre letivo. Segundo o governo estadual, haverá fiscalização se as escolas têm cumprido as normas básicas de biossegurança, tais como disponibilização de álcool em gel ou distanciamento de mesas.

Uma das justificativas para esse retorno, é de que o Estado possui boa cobertura vacinal contra o coronavírus, reduzindo os casos graves da doença. Ainda que cerca de 75% dos adultos estejam imunizados – com duas doses ou vacina única – esse índice é menor entre os adolescentes.

Desde o retorno híbrido das aulas estaduais, há 58 dias, foram confirmados pelo menos 503 casos de covid-19 entre alunos e professores. Segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação), esses indivíduos permaneceram isolados e todos os procedimentos sanitários foram adotados.

“A gente vai pedir para os nossos gestores terem muito cuidado e complacência no retorno desses alunos. Não exigir a presença imediata. Sabemos que todos devem estar lá [na sala de aula], mas temos que ter compreensão dos nossos gestores”, disse o secretário-adjunto da pasta, Edio Antonio de Castro.