Publicado em 07/09/2021 às 19:56,

Calor: Sensação térmica bateu 42ºC na região e clima deve mudar nesta quarta

Redação - Noticidade,
Cb image default
Área central de Sidrolândia. (Foto: Noticidade)  

Mato Grosso do Sul bateu novo recorde e atingiu, nesta terça-feira (07), sensação térmica de 48°C em Corumbá. Em Sidrolândia e Maracaju o índice de sensação registrado foi de 42ºC e 38ºC de temperatura máxima.

A umidade do ar também registrou índices baixos, de 15%, considerado de alerta, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Mas o calor intenso não foi só na região pantaneira. A região norte ficou com dez graus acima da média histórica. Coxim e Água Clara registraram temperatura de 41°C e 42°C, respectivamente, com sensação de 46°C. Rio Brilhante teve temperatura de 41,1°C nesta terça e sensação de 46°C. Os índices de umidade ficaram em torno de 15%.

Três Lagoas registrou temperatura de 40,4°C, sensação de 45°C e umidade ficou em 11°C. Ribas do Rio Pardo e Cassilândia tiveram sensação térmica de 44°C e temperaturas de 40°C e 39,8, respectivamente.

A Capital, Campo Grande também bateu recordes de temperatura, com oito graus acima da média histórica. A temperatura foi de 38°C nesta terça-feira, com sensação térmica de 42°C. A umidade do ar ficou em 21%. As cidades de Angélica, Porto Murtinho, Costa Rica e Ponta Porã apresentaram as temperaturas dentro da média entre 35,4°C e 39,4°C, mas a sensação térmica também atingiu índices altos, entre 38,9°C (Ponta Porã) e 43°C (Costa Rica).

Mudança - De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o clima muda na noite desta quarta-feira (08) com chuva rápida em toda a região de Campo Grande, Sidrolândia e Maracaju, além disso, a meteorologia ainda indica que a frente fria será mais intensa na quinta-feira (9) e poderá chegar aos 16°C.