Buscar

Aulas retornam de maneira híbrida no dia 02 de agosto, em Sidrolândia e Maracaju

Cb image default
Divulgação

Nos dois municípios, as aulas irão começar no dia 02 de agosto, de maneira hibrida, ou seja, o aluno irá uma semana para a escola e na outra fará as atividades de casa.

Em Sidrolândia, A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), confirmou para 02/08 este sistema, primeiro com alunos do 6º ao 9º Ano, e para 09/09 para o Pré I e II, e 1º ao 5º ano.

A Secretária de Educação, Maristela Stefanello, explicou que o modelo híbrido funcionará da seguinte forma: o aluno comparece na escola em uma semana e na outra ele desenvolve as atividades em sua casa.

“Para este retorno, haverá algumas regras que deverão ser cumpridas. Nós estaremos com todos os cuidados redobrados, inclusive, o uso da máscara deverá ser contínuo, as saídas dos alunos para ir ao banheiro ou beber água serão limitadas e deverão ser assistidas pelos profissionais, que atuarão na escola, a cada uso do banheiro será feito a higienização”, explicou ainda que os alunos não terão a hora do recreio, no entanto, sairão 30 minutos mais cedo que o habitual.

Todas as escolas e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) receberão termômetros e totem para álcool em gel, além dos frascos de álcool em gel e líquido. Cada aluno receberá três máscaras, o município conta com a colaboração dos pais ou responsáveis para que orientem os seus filhos a não retirarem as máscaras e para que não esqueçam o recipiente que irão beber água, seja copo ou garrafa.

“Os alunos não poderão trocar materiais, por exemplo, lápis, borracha. A merenda será servida na sala de aula. Será um desafio para os profissionais e crianças, visto que o toque físico está extremamente proibido e o distanciamento tem que ser cumprido”, afirmou Maristela.

No caso dos alunos da área rural, o transporte acontecerá normalmente. Entretanto, haverá aferição da temperatura corporal, caso o aluno apresente sintomas gripais e temperatura em 37ºC, ou mais, não poderá ser transportado.

A secretária informa que todas as escolas, que estão em reforma, já estão com a área interna pronta, portanto, os estudantes não terão que ser remanejados para outra unidade e reforça que os pais ou responsáveis que não quiserem adotar o modelo híbrido, deverão comparecer na escola e assinar o termo de compromisso da modalidade remota, para continuar fazendo as atividades em casa.

Reforço

O reforço escolar do 1º ao 5º ano acontecerá na própria unidade escolar. Os alunos com necessidades especiais, além da sala de recurso, são encaminhados para a equipe multidisciplinar.

Capacitação

Desde o momento em que a Educação soube da possibilidade do retorno das aulas, no modelo híbrido, os assistentes de salas e professores estão passando por capacitações para trabalharem com os alunos na sala de aula, sem que tenham o contato físico direto. Mesmo com todo planejamento, é necessário o apoio dos pais ou responsáveis para que auxiliem para que as regras impostas sejam cumpridas, devido a seriedade do momento que vivemos.

Já em Maracaju, as aulas da Rede Municipal de Ensino iniciaram nesta segunda-feira (19), de forma remota e devem começar no sistema presencial no dia 02 de agosto. Já a Escola Indígena Valério Sucuri’y, terá o início de suas atividades presenciais no dia 26 de julho, toda a população da aldeia já foi vacinada.

Diante da decisão do Estado em iniciar as atividades educacionais nos moldes do Prosseguir, Maracaju decidiu seguir as mesmas orientações e avançar com as atividades educacionais presencias. Hoje o município encontra-se em bandeira laranja, que permite atender 70% dos alunos matriculados em cada turma.

O sistema presencial irá funcionar em alternância do 1º ao 9º ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Caberá aos pais ou responsáveis, definirem se seus filhos retornarão em sistema remoto ou híbrido. Cada um assinará um termo de responsabilidade de acordo com sua decisão.

As atividades presenciais acontecerão de forma gradativa, para evitar aglomeração e apresentar o novo modelo aos educandos. Para que seja seguro, e tranquilo a entrada e saída de cada turma será em horários distintos. As aulas terão duração de 40 minutos, e a permanência do educando na escola será de 3 horas.

O planejamento irá envolver os mesmos objetivos de aprendizagem para as crianças que estarão no presencial ou remoto. Os educandos que estiverem no sistema remoto receberão atividades impressas para serem feitas em casa.

“Os professores irão acolher nossos educandos com dinâmicas e atividades, que lhes permitirão observar os aspectos emocionais e a interação dos mesmos. Estamos nos preparando para receber nossos estudantes há muito tempo, os profissionais estão preparados e todas as medidas de biossegurança serão respeitadas." Disse a secretária de Educação, Carolina de Lima Ferreira.

“Todo o protocolo de biossegurança foi organizado pela Secretaria de Educação, revisado pela Secretaria de Saúde e aprovado pelo Ministério Público. Os alunos terão aferição de temperatura e usarão máscaras faciais ao entrarem nas unidades educacionais. O distanciamento social, utilização de álcool em gel, tapete sanitizante serão prioridades, e estarão sempre disponíveis. As carteiras seguirão o distanciamento previsto no protocolo de biossegurança, assim como os ambientes serão ventilados e higienizados. Estamos tomando todos os cuidados para que todos se sintam seguros, e as aulas presenciais tornem-se agradáveis e permanentes," disse o Prefeito, Marcos Calderan.

Ao longo dos próximos dias serão feitas acolhidas aos pais e responsáveis para que conheçam a nova realidade, tirem dúvidas e fiquem seguros quanto ao funcionamento do Sistema híbrido. A orientação da Secretaria de Educação é que os pais e responsáveis aguardem contato das unidades educacionais para agendar esses encontros.