Buscar

Após rosas e amarelos, ipês brancos florescem e chamam a atenção em Sidrolândia

Cb image default
Ipês brancos na praça central e na avenida Antero Lemes em Sidrolândia. (Fotos: Lucas Amaral e Nelson Ricardo)

Após a floração dos ipês rosa e amarelo, agora é a vez dos ipês brancos embelezarem diversas cidades, incluindo Sidrolândia, que conta com várias árvores da espécie. A maravilhosa floração dos ipês brancos completa a celebração das cores que essas árvores proporcionam à cidade, tornando-se um espetáculo natural imperdível para todos admirarem.

Em Sidrolândia, a praça central, a Avenida Antero Lemes da Silva e a Avenida das Flores são alguns dos locais que possuem lindos ipês brancos, chamando a atenção dos moradores e visitantes. Essas árvores, símbolos da flora sul-mato-grossense, marcam presença comum nas estações de outono e inverno, entre junho e setembro.

Os ipês pertencem aos gêneros Handroanthus, Tabebuia e Cybistax, da família Bignoniaceae. Seu florescimento é característico do inverno, quando suas copas desprovidas de folhas se enchem de flores coloridas. Podem atingir alturas de 5 a 20 metros e viver mais de 100 anos em condições adequadas.

O ipê se destaca por suas cascas rugosas e por substituir completamente suas folhas por flores durante o inverno. A queda das folhas e a substituição por flores ocorrem nesse período, e a beleza dessas flores atrai uma variedade de polinizadores, incluindo abelhas e pássaros, especialmente beija-flores.

Com cores predominantemente rosa, amarela e branca, os ipês também apresentam a cor verde, embora menos comum na região.

Os ipês são encontrados em todo o país, desde a Mata Atlântica até a Amazônia, passando pelo Cerrado e a Caatinga, além de alguns países da América do Sul.