A convite da seleção brasileira, o sidrolandense Alan Nantes participou de um “camping” de treinamento com o técnico e treinador da seleção, Thiago Pupo, que hoje é considerado o melhor do mundo. O evento foi realizado em Londrina-PR reuniu atletas do Brasil.
Thiago Pupo, o head coach (principal treinador) da seleção brasileira, destacou as melhores técnicas como potencialização e fases da remada. Em uma aula prática/teórica, Victor Loni, preparador físico da seleção brasileira, ensinou vários treinamentos e técnicas para adquirir mais força e resistência. Também foi ensinado aos atletas como eles devem se cadastrar em eventos internacionais como mundiais e olímpiadas.
“Este evento foi muito importante para nós (atletas), pois nos dá base e conhecimento para evoluir cada vez mais no esporte. Este contato com os treinadores da seleção brasileira nos incentiva a progredir, pois sabemos que eles conseguiram conquistas importantes, como a medalha de ouro nas paraolimpíadas de Paris, e isso é um encorajamento muito grande”, disse o atleta Alan Nantes.
Agora com um conjunto imenso de conhecimento na canoagem e paracanoagem, Alan Nantes pretende implantar o esporte dentro de Sidrolândia, visando descobrir novos talentos e incentivar crianças, jovens e adultos a prática de esportes.
O atleta sidrolandense já tem algumas conquistas notáveis, como medalhas de prata em Pan-Americano, Sul-Americano e duas copas Brasil. Ele afirmou a reportagem do Noticidade que irá buscar a vaga no mundial em 2025.
O evento contou também com a participação da treinadora (polo de Itajaí-SC) Angélica Rozalen, que faz parte da equipe técnica da Seleção Brasileira. Também estiveram presentes, atletas e técnicos de várias partes do Brasil, como Bahia, Rio de Janeiro e Brasília. O Prata da casa, Igor Tofalini, recepcionou os atletas e participou, somando seus conhecimentos e conquistas, como a medalha de prata na última paraolimpíada em Paris.
Thiago Pupo
Desde 2013, Thiago Pupo atua como técnico da seleção brasileira de paracanoagem, acumulando mais de uma dezena de títulos entre campeonatos e vice-campeonatos em competições internacionais de destaque. Entre suas conquistas estão medalhas no Mundial de Paracanoagem, no Campeonato Europeu e na Copa do Mundo (ouro em 2019 e 2023). Nos Jogos Paralímpicos, liderou a equipe a importantes resultados, como o bronze no Rio (2016), ouro e prata em Tóquio (2020), além de ouro e prata em Paris (2024).